Negar o desejo para ser feliz

11/12/2023

Os budistas têm uma resposta que acho brilhante: o eu não cessa de desejar. E ao não cessar de desejar, este eu se torna tirânico.

Fui à China várias vezes de classe econômica e a viagem de 24 horas na cadeira curta é um sacrifício. Quando fui de executiva foi uma descoberta. Pensei: “Como consegui ficar um dia inteiro naquela cadeira?”.

Aí veio uma terceira experiência, na primeira classe, numa volta ao mundo que fiz recentemente. “Como é que aguentei aquela classe executiva apertada?”

Voltando do Japão de Etihad Airways, recebi o folheto da nova classe Residence, com chuveiro, cama king, um butler treinado no Ritz de Londres e um lounge pra você confraternizar com seus amigos milionários. Olhei aquela primeira classe acanhada, sem lounge e sem mordomo…

Esse é o problema do desejo: ele remete a um novo desejo. Você tem que negar o desejo para ser feliz.

fonte: Leandro Karnal


Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar